A juventude barbalhense acaba de conquistar uma importante vitória. Barbalha foi um dos municípios selecionados no Programa Estação Juventude.
A aprovação faz parte do Edital de Chamamento Público nº 1/2025, promovido pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República. O programa é uma das principais políticas do Governo Federal voltadas à formação, inclusão e protagonismo juvenil em todo o país.
A previsão é que as inscrições para as atividades comecem já no segundo semestre de 2025. As ações acontecerão no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), que será ponto de encontro de oficinas, vivências, apresentações e atividades comunitárias voltadas à juventude.
Em Barbalha, o projeto selecionado é profundamente conectado com a identidade cultural e o potencial criativo do território. A proposta é transformar a cidade em um polo de economia criativa liderado pela juventude, integrando arte, cultura, esporte e profissionalização.
A iniciativa será conduzida de forma integrada pelas Secretarias Municipais de Cultura e de Juventude e Esporte, que assumem papel estratégico na execução do projeto.
Estão previstas oficinas formativas em áreas como marketing digital, fantasia e design de moda, muralismo, fotografia e vídeo avançado, além da "Oficina dos Saberes", voltada à valorização dos conhecimentos tradicionais transmitidos pelos mestres da cultura local. As formações serão acompanhadas por atividades desportivas, mostras culturais e ações comunitárias, ampliando o engajamento dos jovens com a cidade e entre si.
"O Estação Juventude será uma ponte entre sonhos e realidade, cultura e inovação, juventude e desenvolvimento. Barbalha está preparada para transformar esse investimento em oportunidades concretas, fomentando a permanência dos jovens no território com dignidade e novas perspectivas de futuro", afirma Hoosevelt Ramalho, secretário municipal de cultura.