A Festa de Santo Antônio 2025 se aproxima e, na próxima sexta-feira (16), haverá um de seus rituais mais simbólicos: o corte da árvore que servirá de mastro para a bandeira do padroeiro. A cerimônia acontecerá no Sítio Flores, na zona rural do município.
A concentração dos carregadores e comitiva será no Mercado Público Municipal, de onde seguirão em caminhada para a Igreja Matriz de Santo Antônio onde recebem a bênção e então prosseguem até a mata.
Nesta 97ª edição da festa, a árvore escolhida foi um jatobá, com cerca de 23 metros de comprimento e 1,15 metro de perímetro.
Após o corte, a árvore permanece na mata, na chamada "cama do pau", onde perde líquido e fica mais leve até o dia do carregamento e hasteamento da bandeira do padroeiro, 1° de junho.
Responsabilidade ambiental
Reforçando o compromisso com a sustentabilidade, a Prefeitura de Barbalha realiza o replantio de mudas nativas. O corte e o plantio são feitos com acompanhamento técnico de órgãos ambientais e em áreas previamente mapeadas, garantindo que a tradição respeite o meio ambiente.
Para o prefeito Guilherme Saraiva, a cerimônia simboliza o compromisso da gestão com o patrimônio imaterial do povo barbalhense:
"Cada etapa da Festa de Santo Antônio é uma celebração da nossa história, fé e identidade cultural. O corte do pau da bandeira é um momento aguardado com emoção por todos, e fazemos questão de preservá-lo com todo o respeito ao meio ambiente e o cuidado que a nossa tradição merece", afirmou.
A Prefeitura de Barbalha convida toda a população para acompanhar esse momento único de fé e cultura popular.
Serviço
Corte do pau da bandeira de Santo Antônio 2025
Local: Sítio Flores
Horário: 7h
Concentração no Mercado Público, às 6h